O texto abaixo foi escrito por um jogador do antigo SWL, Yves Lafontaine. Espero que, depois de tanto tempo, continue ajudando os futuros jogadores:Isso vai ser para os senhores aprenderem a postar no fórum! Primeiramente, façam o uso correto da pontuação, principalmente a vírgula e o ponto final. Sempre que mudar um pouco o tema da frase, pule uma linha. Já se mudar a cronologia, indo para o futuro ou passado, ou uma mudança drástica de tema, crie um novo parágrafo.
Use sempre o Word para escrever seus documentos, pois permite a correção das palavras e, ocasionalmente, das frases. Uma boa escrita é essencial para o melhor entender do texto. Também é valiosíssimo na construção de um texto, seguir uma cronologia, para que a coerência seja mantida. É importante também, colocar os nomes em letra maiúscula, ou qualquer dado importante. Também sempre inicie as frases com uma letra maiúscula, para ajudar a pontuar seus textos e melhorar a compreensão.
A formatação simples de post todos conhecem, sendo o aspas (“ “) para pensamentos, o travessão ( - ) para falas e o asterisco ( * * ) para ações. Mas tente incrementar seus posts, ajudando novamente a visualização, como colocar ações em uma cor e falas em outra, ou negrito nos nomes, cores em ações diretas e sem cor em ação indireta. Isso tudo ajuda, mas mesmo que você peque nesses aspectos, é de extrema importância fazer parágrafos menores, com fácil absorção de conhecimento, facilitando assim a pesquisa durante a resposta de seus oponentes e amigos.
Seguindo esses passos básicos, vamos ao que concerne da descrição.
Descrição de CenáriosPrimeiro vamos analisar a seguinte imagem:
http://almaperdida.blogs.sapo.pt/arquivo/Paisagem.jpgPodemos extrair daí 2 tipos de descrições básicas.
A descrição 1: É um cenário de floresta com um rio cortando e montanhas ao norte.
Descrição 2: É um cenário de floresta, com uma densa mata que cobre grande parte da cena, com os mais variados tipos de árvores.
Também se faz presente um rio que corta ziguezagueando a mata, percorrendo com seu fluxo rápido, enquanto as imponentes montanhas ao norte se mostram presentes, com sua estrutura rochosa e afiada.
E o por do sol alonga as sombras das árvores que cobrem parte do caminho.
Tudo isso somado com o barulho do rio, os pássaros cantando e a brisa leve e suave que corta meu rosto tornam esse local incrível.
Perceberam a diferença?
Não estou dizendo para sempre postarem com os mínimos detalhes, isso só torna a leitura chata. Mas em eventos importantes, em ações decisivas ou que precisam passar um sentimento aprofundado, não desperdicem a descrição. Se for o caso de fazer posts longos, coloque a descrição aprofundada em Spoiler junto de uma foto parecida. Todos que quiserem se aprofundar mais na emoção do RPG irão ler a descrição e não se ater a imagem.
Muito além de embelezar o trabalho, deixa o jogo mais realista, com um aprofundamento maior dos outros players, melhorando a jogabilidade de todos, o envolvimento e a vontade de responder. Afinal, quem não quer participar de um jogo que se passa em um local único, como todos os locais devem ser?
Descrição de MovimentosA descrição de movimentos é, acima de tudo, crucial ao seu jogo.
Um erro durante a descrição, ou a falta dela, pode dar vantagens ao seu oponente que você achava ter coberto.
É sempre muito importante esses três pontos básicos:
De onde veio
Para onde vai
Como vai
E podem ser explicados pelo seguinte exemplo:
*Faço um corte na diagonal de baixo para cima, da esquerda para a direita, mirando o seu coração com força e vontade assassina*Nessa descrição, se bem sucedido, o oponente vai perder metade do tronco dele. Além disso, dá todo o movimento da batalha, podendo ser vista em ângulos diferentes. Mas e quando você está em uma situação não comum?
Segue o exemplo:”Se o Hssiss ataca de boca fechada o comandante faz um movimento ousado mas ao mesmo tempo consciente.
Ele avança, colocando seu peso no golpe, e pega as patas do Hssiss nas juntas dos dedos com suas mãos, travando as articulações e impedindo as garras de o atingirem.
No mesmo movimento, o comandante junta as patas superiores para próximo ao peito do animal, criando espaço entre a boca do Hssiss para o corpo do comandante.
Logo, o comandante empurra o Hssiss de volta, tentando jogá-lo de costas no chão, pegando sua arma (que estava na fita de transporte) e fuzilando a barriga do animal, o ponto normalmente mais sensível da parte externa de qualquer ser.” – Korriban,
- Vale dos Lords Negros, Yves Lafontaine
Olha como descrevi todos os movimentos, de onde, para onde e com qual intensidade. Isso foi crucial para o sucesso desse movimento, pois talvez se não tivesse descrito que pus o peso no golpe, ou que segurei as juntas das garras do Hssiss, eu teria falhado. Bem, é mais ou menos isso, qualquer dúvida só postar que estarei feliz em ajudar.